Prefeitura Municipal de Tapera
Tapera, 08 de Março de 2003

Tapera está falando sobre mulher

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no dia 08 de março. Mas, para a Prefeitura de Tapera, esta importante data deve ser comemorada todos os dias dado a importância da mulher no contexto geral.

Pensando assim, a Administração Municipal, através da Equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, promove no município, de ontem (dia 10, segunda-feira) até o dia 13 (quinta-feira), o Falando Sobre Mulher. O evento realiza-se no Tenarião, sempre às 13h30min.

O Falando Sobre Mulher, em sua sexta edição, aborda, através de duas palestras por dia, assuntos de grande importância à mulher: saúde, beleza, família, qualidade de vida, entre outros.

A abertura do 6º Falando Sobre Mulher aconteceu ontem, às 13h30min. Na oportunidade, a Psicóloga Dirce Staudt, da SMSMAAS, que foi a mestre de cerimônia, leu um texto sobre o papel da mulher. Após, Maria Lizete Borgmann leu um texto de Madre Teresa de Calcutá, falando de futuro e beleza e velhice. Ao final, a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Ação Social de Tapera saudou as mulheres presentes. Na seqüência, a médica taperense Sheila Boff, Presidente da Unimed, parceira da Prefeitura de Tapera no evento (patrocinadora), fez uso da palavra.

Por fim, aconteceu a primeira palestra do dia. A Psicopedagoga Madalena Noemia Hansen, de Passo Fundo, falou sobre Qualidade de vida e valorização da mulher e após a médica taperense Clarisse Sucolotti falou sobre Saúde da mulher.

Palestras – Para amanhã (terça-feira, 11), a rodada de palestras tem marcado: Sexualidade da mulher, com a Professora Catarina Simon Martins (Tapera) e Reeducação alimentar, com a Nutricionista Isamara Rebelatto (Ibirubá).

O terceiro dia de palestras, marca para quarta-feira, dia 12: Cuidados com a saúde da pele, com a médica Michele Piccoli (Tapera) e Exercícios físicos e sua contribuição na atividade física, saúde e estado emocional, com a Professora de Educação Física Kelly Cristina Lopes (Tapera).

A quarta e última rodada de palestras marca para quinta-feira, dia 13: Trabalhando a auto-estima, com Dulcinéia Wommer, Extensionista da Emater (Sarandi) e Orientação postural, com a Fisioterapeuta Oneide Hübner (Tapera).

Equipe – A Equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Meio Ambiente e Ação Social de Tapera, que coordena o 6º Falando Sobre Mulher, é formado pelas Psicólogas Dirce Staudt e Raquel Pastório e pela Assistente Social Vera Regina Juchen Heck.

Fábio David Crestani
Jornalista Reg. Prof. 6411