Saúde

Atendimento médico é oferecido em todas as Unidades de Saúde de Tapera

A Administração Municipal de Tapera investe expressivamente na área de Saúde. Enquanto o percentual exigido por lei é de 15%, em Tapera o total de recursos destinados à saúde totalizam mais de 25% do orçamento total do município. Isso proporciona à população a oferta de quatro unidades de saúde completas, e de plantão médico gratuito 24h, que é uma referência na Saúde regional. A Secretaria de Saúde ainda oferece à população amplo suporte na realização de exames, oferta de medicamentos e realização de procedimentos especializados em outros municípios.

No início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde teve dificuldades na contratação de médicos para atendimento 40h nas Unidades de Saúde do município. Com a saída de profissionais do programa “Mais Médicos” e o início do período de aulas de Residência Médica, os médicos que atendiam no município saíram de Tapera e a Secretaria teve dificuldades para conseguir novos profissionais. Foram contratados médicos com carga horária reduzida para suprir de forma emergencial a demanda das Unidades de Saúde, até a contratação definitiva de médicos para turno integral. Entre os meses de março a abril, o atendimento em todas as unidades foi normalizado, com mais três profissionais:

A ESF Dona Borja (Bairro Cohab) conta, desde março, com o atendimento do médico Júlio César Milesi (40h semanais);

A ESF Zonal Sul (Bairro Progresso) está com o atendimento da médica Ilana Flores Fernandes, com 32h semanais, desde o dia 22 de abril;

A ESF Bem Viver (Centro) conta com o atendimento da médica Franciele dos Santos Gomes (40 horas semanais), desde o dia 24 de abril;

Na ESF Jacob Bonato, de Vila Paz, não houve interrupção no atendimento médico, que é feito pela Dra. Deise Amaral, desde março de 2018.

Para garantir o atendimento à população mesmo com redução do número de médicos, a população que necessitava de atendimento, ao comparecer na sua unidade de saúde, era atendida pela equipe clínica, que fazia o encaminhamento médico nas outras unidades, sempre que necessário. “Em nenhum momento deixamos o município sem médico disponível, sempre fizemos todo o esforço necessário para organizar os atendimentos e garantir o acesso de toda a população aos médicos”, disse a secretária municipal de Saúde Marisa Souza de Vargas. “A qualidade de vida da comunidade é a prioridade da Administração, e a área da Saúde recebe atenção especial no município. A Saúde Pública Municipal de Tapera é referência em atendimento e nos esforçamos para manter essa qualidade”, destaca o prefeito Volmar Kuhn.

 

Texto: Marcela Prass Scheffler

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde