Ciclo de reuniões

Concluído o ciclo de reuniões com os professores da Rede Municipal de Ensino

CONCLUÍDO O CICLO DE REUNIÕES COM OS PROFESORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O ciclo de reuniões realizadas no decorrer do mês de julho, com todos os professores, da Rede Municipal de Ensino, através do google meet, com o objetivo de definir as aprendizagens  essenciais, de cada  turma/ano de escolaridade/componente curricular possibilitou, à Secretaria de Educação acolher aos professores, ouvir  suas dificuldades e se solidarizar, com esses profissionais neste momento  de suspensão das aulas presenciais e de trabalho com atividades pedagógicas não presenciais.

Nessas reuniões se refletiu acerca da necessidade de desenvolver novas competências para este novo contexto educacional, e constatou-se o grande avanço na inclusão digital, dos professores, dos pais e dos alunos, pela necessidade do uso de recursos digitais para que os alunos tenham acesso às atividades propostas pelo professor. De igual forma, é louvável o esforço, a criatividade e a dedicação dos professores e das equipes diretivas das escolas na busca de estratégias, para que nenhum aluno perca o vínculo com a escola, destacando-se: chamadas pelo whatsapp, vídeos, áudios, aulas pelo google meet, classroom, vídeos chamadas, atividades impressas, visitas às famílias.

Esse ciclo de encontros oportunizou significativas trocas de boas práticas entre os professores que trabalham com as mesmas turmas e componentes curriculares, e a consolidação de um trabalho em rede, através da cooperação entre os professores e as escolas. Foi uma oportunidade de se pensar juntos, e juntos vislumbrar caminhos possíveis para a educação da Rede Municipal de Ensino de Tapera.

É com satisfação que a equipe da Secretaria Municipal de Educação se coloca ao lado dos profissionais da educação que nestes tempos de condições adversas, estão se desafiando a realizar práticas diferentes, para chegar até seus alunos e despertar neles o desejo de aprender. Estamos vivendo, sem sombra de dúvidas, um dos períodos mais desafiadores da história da educação – um novo tempo, e os profissionais estão se reinventando, cada um, fazendo o seu melhor, para consolidar os vínculos afetivos e construir as aprendizagens possíveis!