Conselho Municipal

Conselho Municipal do Idoso recebe R$ 40 mil em doações através do Leão Amigo

A doação de parte do imposto de renda pode ajudar muitas entidades no município. Assim como o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Conselho Municipal do Idoso recebeu R$ 40 mil em doações de pessoas físicas e de uma pessoa jurídica (empresa de fora do município), durante o ano de 2018. As doações foram feitas por meio da campanha Leão Amigo, em que a qualquer pessoa física que declare o Imposto de Renda pelo modelo completo ou pessoa jurídica que apure o IR pelo lucro real pode colaborar com o Fundo da Pessoa Idosa ou Fundo da Criança e do Adolescente.

Os valores doados ao Fundo Municipal do Idoso serão geridos pelo Conselho Municipal do Idoso, e repassados às entidades que apresentarem projetos que beneficiem diretamente os idosos do município de Tapera. Para o prefeito Volmar Helmut Kuhn, a grande vantagem nesta forma de doação é que parte do imposto de renda, que deve ser pago à Receita Federal, fica retido e pode ser aplicado diretamente nos programas sociais do município: “ao invés de pagar o imposto ao governo federal, você estará ajudando os idosos e crianças e adolescentes do nosso município”.

As entidades beneficiadas devem ter projetos cadastrados junto aos fundos da prefeitura, o que assegura a credibilidade das instituições e a aplicação adequada dos recursos, que é fiscalizada pelos conselhos municipais dos fundos e comunicada aos contribuintes ao longo do ano.