Educação

Inaugurada a EMEB Lourinha Isabela Maldaner

Uma importante obra para a educação do município foi inaugurada na noite desta segunda-feira, dia 08 de julho. Com a presença de  autoridades, alunos e seus familiares e da comunidade em geral, as amplas e modernas instalações da Escola Municipal de Educação Básica Lourinha Isabela Maldaner foram apresentadas.

A recepção ao público iniciou as 17h30min, com a apresentação da Banda Marcial Municipal de Tapera. Este horário foi escolhido para que os pais dos alunos pudessem acompanhar a inauguração no horário em que costumam buscar as crianças na Escola. Durante a solenidade, houveram mais apresentações: o cantor Daniel Rodrigues interpretou o Hino Nacional, os alunos da EMEB Lourinha Isabela Maldaner e do coral infantil do programa União Faz a Vida também realizaram apresentações. As autoridades fizeram pronunciamentos e a família da professora Lourinha Isabela Maldaner foi homenageada.

A EMEB Lourinha Isabela Maldaner foi construída com recursos federais e contrapartida do município. O valor do investimento foi de R$ 1.360.000,00, sendo 1 milhão de reais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e 360 mil reais de contrapartida do município. “A obra teve sua finalização adiada devido à atrasos nos repasses de recursos e trâmites burocráticos: com duas mudanças de governo federal, houve alteração nas regras de construção e prestação de contas, e atraso do repasse de recursos para a construtora. Mas com muito empenho, a administração municipal conseguiu finalizar o projeto e obter todos os recursos necessários por parte do FNDE. A finalização deste projeto sempre foi uma prioridade solicitada pelo prefeito por toda a administração”, destacou a secretária Regina Salvadori.

A escola amplia a oferta de vagas na Educação Infantil do município. Atualmente, a EMEB Lourinha Isabela Maldaner possui 51 alunos matriculados, em duas turmas de jardim de infância e uma turma de pré-escola, num total de 120 vagas. “Com o início das atividades desta escola, estamos atendendo a uma das metas do Projeto de Educação e desenvolvimento do Município, que é a valorização das famílias e da comunidade. É investir nas pessoas e na construção de uma Tapera cada vez melhor”, destacou o prefeito Volmar Kuhn.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito municipal Volmar Helmuth Kuhn e a primeira dama Marilei Borghetti Kuhn, o vice-prefeito Jorge Luis de Quadros e a segunda-dama Losane Ross de Quadros, o suplente de senador e ex-prefeito Irineu Orth (que deu início à obra em sua gestão), o presidente da câmara de vereadores Elias Goulart e demais vereadores, promotora de justiça Marisaura Inês Raber Fior, secretária de educação Maria Regina Bósio Salvadori, a diretora da escola Daniela Barzotto Campeol, presidente do CPM da Escola, Rita Rocha, ministro da Igreja Católia Paulo Dahmer, representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Antônio Teles da Silva, demais representantes da secretaria municipal de educação e das secretarias municipais,  imprensa e comunidade em geral.

Saiba mais sobre a professora que dá nome à EMEB:

Lourinha Isabela Maldaner nasceu, em 26/05/1943, filha de Pedro Fridolino e Idalina Koch, em Tapera. Casou-se com José Luiz Maldaner, e desta união nasceram os filhos Ricardo, Rogério, Vanessa e Nathália. Aos 17 anos, começou a trabalhar como professora na Escola Duque de Caxias, da Esquina da Sorte. Trabalhou também na Escola da Vila Raspa. De 1974 a 1977, foi supervisora na Secretaria Municipal de Educação. De 1974 a 1982, trabalhou na Escola Estadual Dionísio Lothário Chassot, lecionando e atuando como vice-diretora do turno da tarde. No ano de 1983, passou a ser secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação. No ano de 1986, até o dia 13 de novembro, foi secretária de Educação do Município de Tapera, deixando um legado de amor pela educação, nas escolas e setores por onde passou. Seu nome foi escolhido para a escola como uma forma de reconhecer a dedicação e amor da professora Lourinha pela educação, e sua contribuição para o desenvolvimento educacional do município.

TEXTO: Marcela Prass Scheffler

FOTOS DO EVENTO: JE Acontece