Rede de fibra óptica

Iniciada ampliação da rede de fibra óptica no interior

Foram iniciadas nesta segunda-feira, 10/08, as obras da primeira etapa de ampliação da rede de fibra óptica no interior. Trata-se de um grande esforço da administração Municipal, preocupada em levar conexão segura e de qualidade a todas as comunidades do nosso município de Tapera. A seguir, para fins de esclarecimento, seguem informações mais detalhadas sobre os projetos:

Num primeiro momento, a instalação está sendo realizada nas comunidades de Linha Coronel Gervásio, Linha São João, Linha Santana e Esquina da Sorte, conforme demonstram as imagens em anexo,  mostrando o traçado das linhas por onde a fibra óptica irá passar. Estiveram acompanhando o início da obra o Secretário Municipal do Desenvolvimento Luiz Guilherme Roethig e o Assessor de Informática Leslei Lottermann.

A opção pela instalação inicial nestas comunidades se deve a dois critérios: comunidades que ainda não possuíam serviço de internet e comunidades com maior concentração de moradores. O próximo passo será a concessão da rede de fibra óptica para uma empresa de Internet através de licitação. Em anexo as imagens técnicas dos traçados das linhas:

Na imagem 1, encontra-se o traçado que irá iniciar na comunidade de Linha Coronel Gervásio até a comunidade de Linha São João.

Na imagem 2, encontram-se os traçados que irão contemplar a comunidade Esquina da Sorte até a comunidade de Linha Santana.

Salientamos que a ampliação da rede de fibra óptica não depende unicamente do poder público local, demandando tempo e recursos de elevado valor. Esta primeira etapa está sendo realizada com recursos oriundos da Consulta Popular 2017/2018. A instalação da rede também será feita em outras comunidades, a exemplo de Linha Arroio Angico, Linha São Rafael e Barra do Colorado, para as quais já existe um projeto para o qual serão utilizados recursos da Consulta Popular 2019/2020, conforme imagens em anexo.