Soberanas de Tapera

Primeira Dama promove encontro de Soberanas

Encontro entre as Soberanas de 1966 e 2018

Como parte do projeto de recuperação da História das Soberanas de Tapera, coordenado pela Primeira Dama do Município, Marilei Borghetti Kuhn, na manhã do sábado, 12/10, foi promovido o encontro entre a primeira e a atual Soberana do Município. Marlene Scherer, foi eleita Soberana do Município de Tapera, no dia 8 de maio de 1966, representando a Comunidade de Lagoa dos Três Cantos. Atualmente reside em Picada Café, mas, na oportunidade, estava visitando parentes em Lagoa dos Três Cantos. Foi um momento de muita emoção e recuperação da memória, em que foram relembrados muitos detalhes do concurso acorrido há 53 anos. “Eram outros tempos e tudo aconteceu de forma muito diferente como acontece atualmente. Não haviam redes sociais nem tanta informação sobre os concursos, mas, por outro lado, o glamour e a emoção eram os mesmos, com a população se envolvendo e torcendo pelas candidatas. Havia muita rivalidade e pressão, pois os votos eram comprados pelas pessoas. Quem mais vendeu votos foi o irmão Wilson Scherer, então um “guri de 11 anos”, chegando a um total de 120 mil cruzeiros, enquanto a segunda colocada ficou com 72 mil, relembrou. Marlene. Scherer venceu como Soberana. As demais eleitas foram Vera Kirinus, Eliane Kloeckner, e Solange Crestani.

Na época Marlene era uma estudante de 17 anos, e relembra do desfile em carro aberto pelas ruas do Centro da cidade. A contagem dos votos foi feita no Café Diana e o baile foi realizado em Lagoa dos Três Cantos, animado pela Banda Berimbau, de Soledade. A coroação foi feita pelo Prefeito Municipal Cláudio Kloeckner. Relembrou também quantas mudanças ocorreram após a vitória no concurso: muitos compromissos e eventos, como convidada para desfiles em Selbach e Não Me Toque. A emoção do reconhecimento nas ruas e a reponsabilidade em ser exemplo para os jovens, como imagem da beleza do Município. Após o concurso casou-se com Clacir Inácio Frias, tem 4 filhas, 6 netos e 1 bisneto. Desde já, Marlene Scherer foi convidada pela Primeira Dama para estar presente na inauguração da Galeria das Soberanas que será no espaço superior da Biblioteca Municipal, no Centro de Eventos de Tapera em fevereiro de 2020, por ocasião do aniversário de Tapera.

Sob a coordenação da Primeira Dama Marilei Borghetti Kuhn, continua sendo feito o levantamento histórico dos concursos. Solicitamos a qualquer pessoa que possua informações, fotos ou qualquer outra forma de registros, que entre em contato com a Assessoria de Imprensa do Município pelo email imprensa@tapera.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 99943-0647 (Whats up).