Projetos Municipais

Projeto “A Cidade Visita o Campo” terá continuidade

Na manhã desta quarta-feira, dia 10 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a reunião de início das atividades do projeto “A Cidade Visita o Campo”, uma iniciativa que consiste em levar os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade para conhecerem a realidade do trabalho no interior. As visitas são realizadas no contraturno escolar.

O projeto será voltado para alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, totalizando 87 estudantes nas três escolas participantes: EMEF Presidente Costa e Silva, EMEF João Batista Mocelin e EMEF Francisca Cerutti. As visitas terão cerca de 3 horas de duração, e neste ano os alunos vão conhecer 8 agroindústrias de Tapera. As visitas serão realizadas nos meses de maio e de agosto. Concluída a visitação, no dia 28 de agosto será realizado um seminário integrador, onde os alunos vão dividir as suas experiências na visitação e um representante da Emater vai realizar uma palestra sobre a importância das agroindústrias.

A iniciativa inovadora desenvolvida pela Administração Municipal de Tapera oportuniza que jovens que não possuem convívio com o campo tenham conhecimento sobre a importância da agricultura para o município, o estado, o país e o mundo. Também apresenta a realidade do trabalho, a rotina diária e da vida de quem reside no interior do município. É também uma forma de valorizar o importante trabalho desenvolvido pela agricultura familiar em Tapera.

Participaram da reunião de coordenação do projeto: a Secretária Municipal de Educação Regina Salvadori, as coordenadoras pedagógicas Lucimara Karpe Canova e Teresinha Goettems, os extensionistas da Emater de Tapera Jair Ross e Catieli Klein, e os diretores das escolas: Márcia Maldaner, Josemari Eckstein e Carlos Cassel.

Texto: Marcela Prass Scheffler

Foto: Secretaria  Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer