Seminário

Realizado o Seminário Regional de Enfrentamento ao abuso sexual contra Crianças e Adolescentes

Nesta terça-feira, dia 04 de junho, o COGEMAS – Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social da Região da AMAJA, com o apoio das Prefeituras de Tapera e de Selbach, promoveu o Seminário Regional de Enfrentamento ao abuso sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado junto ao Centro de Eventos de Tapera.

O Seminário contou com profissionais e pesquisadores da temática, que atuam no Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Sul- CEEVSCA/RS, Secretaria da Educação e Secretaria Estadual da Saúde. Foram realizadas 4 palestras durante o dia e os participantes também acompanharam apresentações dos alunos que participam dos projetos extracurriculares do município de Tapera.

O objetivo do evento foi fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos por intermédio da criação de um espaço de diálogo Intersetorial e Interinstitucional sobre os avanços e desafios no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, com foco nas violências sexuais. Participaram deste dia de atividades os gestores e trabalhadores da Política Pública de Assistência Social, Saúde e Educação – (secretários, psicólogos, assistentes sociais), Agentes Comunitários de Saúde, Professores, Diretores, Conselho Tutelar, COMDICA e RAE – Rede de Apoio à Escola, Promotoria de Justiça, Brigada Militar e comunidade interessada.

O Seminário superou nossas expectativas e atingiu os objetivos, oportunizando a discussão acerca do tema, fortalecendo a rede (Assistência – Saúde – Educação) no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, e atuarmos na prevenção e conscientização da sociedade”, declarou a secretária de Assistência Social e Cidadania do município de Tapera, Miriam Visotto.

Os municípios que fazem parte do COGEMAS/AMAJA são: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tapera.

 

Texto: Marcela Prass Scheffler

Fotos: JE Acontece