Educação

Secretária de Educação e Coordenadoras participam de Formação do Programa A União Faz a Vida

Os dias 29 e 30 de abril foram de muito aprendizado, reflexão, troca de ideias e experiências entre profissionais da educação de toda a região. Em Fontoura Xavier, foi realizado o 1º Encontro Inter-Regional de Coordenadores Locais e Secretários Municipais de Educação dos municípios parceiros do Programa A União Faz A Vida. Representando o município de Tapera no evento, participaram a secretária de educação Mª Regina Bósio Salvadori, a diretora de educação e coordenadora local do programa, Verônica Spezia de Matos, e as coordenadoras pedagógicas Lucimara Karpe Canova e Solange Teresinha Vieira Goettems.

O encontro teve o objetivo de avaliar o desenvolvimento do programa A União Faz a Vida nos municípios, fortalecer a educação cooperativa no ambiente de ensino, avaliar boas práticas realizadas e promover a reflexão sobre a importância do trabalho dos professores e da educação para o desenvolvimento do país. O professor José Pacheco, muito reconhecido no meio educacional por suas inúmeras publicações e pela sua visão crítica à educação tradicional, também participou das atividades, explanando sobre inovações no sistema de ensino e aprendizagem, a necessidade de a educação ser mais dinâmica para desenvolver cidadãos atuantes. Também foram realizadas apresentações de escolas, e de cases de sucesso do programa. Outro tema bastante trabalhado no encontro foi a formação de cooperativas escolares: inclusive, Tapera será sede da primeira cooperativa escolar do programa UFV na região, na Escola João Moccelin.

A diretora de educação Verônica Spezia de Matos fez uma avaliação muito positiva do encontro. “Voltamos muito entusiasmadas, com muitas ideias, fortalecendo a esperança de melhorar o ensino não só em nosso município, mas de fazer a nossa parte pela melhoria da educação em todo o país. O programa A União Faz A Vida se mostra cada vez mais importante para auxiliar de forma prática e efetiva na educação, com o trabalho direto e constante na formação de professores e na metodologia de projetos na educação. Agradecemos a Administração Municipal e o Sicredi por acreditarem e investirem no futuro dos nossos estudantes através do programa A União Faz a Vida”.

Concluída mais esta atividade de formação do programa UFV, as participantes de Tapera repassam o que foi aprendido aos coordenadores das escolas (incluindo as redes municipal, estadual e particular), transmitindo o conhecimento adquirido aos professores do município.

 

Texto: Marcela Prass Scheffler

Fotos: Secretaria Municipal de Educação