Destaque estadual na Educação

Tapera conquista 1º Lugar no Prêmio “Boas Práticas” da Famurs

A educação de Tapera mais uma vez é destaque estadual. Na manhã de sexta-feira, dia 05 de julho, o município foi contemplado com o primeiro lugar na categoria “Educação”, com o projeto “Álcool, tô fora – Por uma cultura de Paz”. O resultado foi divulgado no 39º Congresso dos Municípios dos RS, realizado pela Famurs em Bento Gonçalves.

Ao todo, 374 projetos, de 178 prefeituras, concorreram ao primeiro lugar de dez categorias. São elas: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; e Segurança Pública. Segundo a Famurs, para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local.

O projeto “Álcool, tô fora – Por uma cultura de Paz” é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação de Tapera, com o Ministério Público e o apoio da Rádio Cultura. Neste ano, foi realizada a 4ª edição da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso e Abuso do Álcool, com palestras para os jovens estudantes e para os pais, orientando sobre os malefícios do álcool e a importância dos cuidados na Escola e em casa para prevenir o uso do álcool na adolescência, visto que o álcool costuma ser a porta de entrada para outros problemas como drogas, violência e prostituição.

Estiveram representando a Administração Municipal e o Ministério Público de Tapera na solenidade o prefeito Volmar Kuhn, a primeira-dama Marilei Borghetti Kuhn, o vice-prefeito Jorge de Quadros, a segunda-dama Losane Ross de Quadros, a promotora de justiça de Tapera Marisaura Inês Raber Fior, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer Maria Regina Bósio Salvadori, a diretora de Educação Verônica Spezia de Mattos, e a coordenadora pedagógica Solange Terezinha Vieira Goettems. A jornalista Joelci Prates, da rádio Cultura de Tapera, também acompanhou a solenidade de premiação. A rádio Cultura foi parceira do trabalho, realizando a divulgação da programação para os munícipes e a cobertura jornalística das palestras.

O prefeito municipal Volmar Kuhn destacou a importância desta premiação. “Ficamos muito felizes em receber mais este prêmio. Tapera tem se destacado por diversas vezes com os projetos inovadores que são desenvolvidos, e receber o 1º lugar dentre outros ótimos projetos de todo Estado na área de educação nos orgulha muito, e nos transmite a confiança que que estamos no rumo certo”, disse o prefeito.