Educação

Tapera promove palestras para adolescentes e pais na IV Semana de Prevenção e Combate ao Uso e Abuso do Álcool

A prevenção da violência, do uso de drogas e da criminalidade começam com ações educativas ainda na escola. Com este objetivo, a Administração Municipal de Tapera, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, juntamente com o Ministério Público, a Polícia Civil, a Rádio Cultura, COMDICA e Conselho Tutelar, realizam a IV Semana de Prevenção e Combate ao Uso e Abuso do Álcool, evento que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade, e, especialmente, das crianças e famílias sobre os perigos relacionados ao uso e abuso de bebidas alcóolicas. As palestras foram realizadas junto ao Centro de Eventos, com um público de 1.400 pessoas nos dois dias de evento.

A programação iniciou na noite de segunda-feira (27/05), com uma palestra ministrada pela delegada regional da Polícia Civil Fabiane Vargas Bittencourt, de Soledade. Ela falou para os pais e responsáveis por alunos que estudam na educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Ela destacou informações sobre o histórico de consumo do álcool e a importância da família orientar as crianças com o sentido de prevenir o consumo precoce de bebida alcóolica.

Já na terça-feira (28/05), as palestras foram ministradas pelo delegado da Polícia Civil de Tapera Marcos Vinícius Muniz Veloso, e aconteceram em dois momentos: pela manhã, para os estudantes do 7º ano ao Ensino Médio de toda a rede de ensino de Tapera. À noite, a palestra foi direcionada para os pais e responsáveis por jovens que estudam a partir do 6º ano do ensino fundamental, até o final do Ensino Médio. O delegado enfatizou os malefícios álcool na adolescência. Entre as principais consequências registradas, estão: a queda no rendimento escolar, violência, acidentes automobilísticos, relações sexuais sem proteção, e que o álcool serve de “porta de entrada” para outras drogas.

As atividades também contaram com a participação da promotora Marisaura Inês Raber Fior, que falou sobre a atuação do ministério público de Tapera. O prefeito Volmar Kuhn, o vice-prefeito Jorge Quadros, a equipe da secretaria municipal de educação, da administração municipal e da Rádio Cultura também acompanharam as palestras.

As atividades da semana se encerram na quinta-feira pela manhã (dia 30), com um debate na Rádio Cultura a partir das 9h, com a participação da Promotora, Delegado, representante do grupo de Alcóolicos Anônimos e das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Cidadania.

Texto: Marcela Prass Scheffler

Fotos: Rádio Cultura