Trilha Ecológica Escola Presidente Costa e Silva

Uma caminhada pela Trilha Ecológica Escola Presidente Costa e Silva

Trilha Ecológica Escola Presidente Costa e Silva

A cidade de Tapera oferece à sua população, e especialmente aos alunos da rede de ensino, um novo espaço privilegiado para lazer e educação ecológica. A Trilha Ecológica Escola Presidente Costa e Silva, recém inaugurada, está se tornando referência para contato mais próximo com a natureza e aprendizado para convívio ecologicamente equilibrado.

A ideia surgiu durante as aulas de ciências do 6º ano da Escola. A professora Zélia Zamboni buscou uma maneira de superar o método convencional de sala de aula, focado quase sempre nos conteúdos. A metodologia da pedagogia através de projetos foi o suporte para a criação do programa de aulas no próprio local, onde os alunos podem interagir e compreender os processos de desenvolvimento e equilíbrio ambiental.

O projeto recebeu pleno apoio do prefeito Volmar Kuhn, que viabilizou os recursos necessários através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. O secretário Guilherme Roethig viabilizou os primeiros trabalhos de limpeza a acessibilidade à área localizada entre os bairros Brasília e São Judas Tadeu. No total a trilha percorre cerca de 513 metros possuindo uma nascente, áreas de banhado e diversas espécies de árvores nativas. Além da construção de uma ponte de madeira sobre o córrego, toda a trilha foi sinalizada, incluindo indicativos sobre as espécies.

Durante as caminhadas orientadas pela professora, os alunos também continuam a limpeza e o recolhimento de material remanescente. É importante frisar também que a própria população do entorno está cooperando com a manutenção, não tendo sido mais observado o descarte de lixo domiciliar na área. Isso significa que a comunidade abraçou o projeto e entendeu o significa da trilha parta seus filhos e para o bem estar da sociedade como um todo.