Premiações

Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler

O município de Tapera recebeu, em 2012, o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler pelo projeto Parque Municipal das Araucárias Janaína Orth.

Tapera esteve entre os 20 agraciados na premiação. A seleção das instituições, empresas, sindicatos e prefeituras foi feita de acordo com as ações ambientais e socioambientais desenvolvidas.

O evento teve apoio e indicação de várias empresas de consultoria ambiental, da FAMURS, da Secretaria Executiva do Fórum Gaúcho de Produção mais Limpa, bem como, das informações pesquisadas nos arquivos de licenciamento ambiental da FEPAM.

 

 

Prêmio Amigo do Livro 2013

A Biblioteca Pública Municipal de Tapera recebeu em 23/04/2014 o prêmio Amigo do Livro 2013. A solenidade aconteceu no átrio do Santander, em Porto Alegre.

O município de Tapera foi escolhido devido à importância dos projetos e ações desenvolvidos pela Biblioteca, com vistas à construção de uma sociedade mais leitora. Além do empréstimo de livros, Tapera proporciona à comunidade o Troca-Troca, o Café com Leitura e a Caravana da Leitura.

Segundo o levantamento realizado pela equipe de trabalho da Biblioteca Pública, o acervo possui mais de 25 mil livros disponibilizados à comunidade taperense, sem contar os cerca de 2 mil exemplares disponíveis na Kombi da Caravana da Leitura. Mensalmente, são realizados aproximadamente 2 mil empréstimos.

 

 

Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet do TCE-RS

O município de Tapera recebeu, nos anos 2014 e 2015, o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul.

De todo o estado gaúcho, 94 gestores de Prefeituras e Câmaras Municipais foram agraciados com o diploma de menção honrosa e um selo digital, utilizado pelo período de um ano. Entre os 20 quesitos avaliados estiveram disponibilização de informações organizacionais e de dados sobre licitações, contratos celebrados e registro de despesa.

O prêmio faz parte da campanha Transparência, Faça essa Ideia Pegar, lançada pelo TCE-RS, com o objetivo de estimular a população a usar os instrumentos da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência, bem como de sensibilizar os gestores públicos.

Durante a gestão 2013-2016, o site da Prefeitura Municipal de Tapera (www.tapera.rs.gov.br) foi administrado pela empresa taperense WM Internet.

 

 

Prêmio FAMURS/CODIC

O município de Tapera foi agraciado com o prêmio nos anos 2010, 2014 e 2015.

O reconhecimento às inciativas do setor público, bem como continuidade dos projetos, é realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS). A entrega de troféus e certificados acontece durante o Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Categoria Cultura Popular e Étnica – ano 2010
Ação Cultural: Toca do Coelho

Categoria Artes Integradas – ano 2014
Projeto Arte e Cultura por Toda Parte

Categoria Livro, Leitura e Literatura – ano 2015
Projeto Caravana da Leitura

 

 

 

 

 

 

 

 

Prêmio Gestor Público

– Educação e Cultura-

Com o projeto Arte e Cultura por Toda Parte, o município de Tapera recebeu o Prêmio Gestor Público 2013 e Menção Honrosa nos anos 2014 e 2016, na categoria continuidade.

O projeto Arte e Cultura por Toda Parte contempla 20 atividades extracurriculares, ministradas em oficinas sistemáticas, no turno inverso às aulas, desenvolvidas por profissionais da comunidade e coordenadas pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

 

 

 

-Ação Social e Cidadania-

Em 2015, o município de Tapera recebeu o Prêmio Gestor Público pelo projeto Centro de Convivência do Idoso.

Com o objetivo de oportunizar espaço de vivência coletiva, de integração social e de pleno exercício de cidadania, o projeto inscrito pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania apresentou todas as ações promovidas em prol da terceira idade: artesanato, canto-coral, dança, ginástica, hidroginástica, informática, jogos (carteado, dominó, bolãozinho, bingo, entre outros), recreação, reflexão e música.

Na cerimônia de 2016, o projeto Centro de Convivência do Idoso recebeu Menção Honrosa.

 

 

– Desenvolvimento –

Em 2016, o município de Tapera recebeu o troféu pelo projeto “Vida no Campo – Família Feliz”, inscritos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

O projeto, idealizado pela secretária Délcia Maldaner e pela diretora Kelly Cristina Lopes, objetiva fomentar o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida das famílias do meio rural. Dentre as ações, destacam-se a infraestrutura geral do interior, criação e aplicação das Leis de Incentivo aos produtores rurais, cursos de atualização, fomento às agroindústrias e ações conjuntas para diminuir o êxodo rural e fortalecer o empreendedorismo, com vista à sucessão familiar. 

 

 

Prêmio Salvador Célia

Nos anos 2014, 2015 e 2016, as agentes comunitárias de saúde da Equipe Bem Viver – Centro, representando a Macro Região Norte de Saúde, receberam o prêmio Salvador Célia, que reconhece e valoriza as boas práticas junto às famílias e comunidades atendidas.

A premiação é concedida pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul aos melhores vídeos que retrataram práticas criativas de visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM) e de equipes de Agentes Comunitários de Saúde.

O tema no ano de 2014 foi “A criatividade nas vivências de cuidado com a infância, a família e a comunidade” e o município de Tapera participou com o vídeo “Um olhar mais humanizado”. Em 2015, o tema era “O que você faz para o seu filho hoje, vale por toda a vida” e, em 2016, o projeto “Amor Incondicional” contou com a colaboração do desenhista Marcos Boca de Mattos e foi apresentado através de uma história em quadrinhos com o tema “A visitação domiciliar como estratégia de orientação às famílias para o auto cuidado e atenção em saúde, educação e proteção de seus filhos”.