No dia 19/11, o Governo do Estado apresentou os resultados da avaliação de desempenho dos estudantes em 2023. Tapera obteve um avanço excelente, saltando da 306ª para 75ª posição, ficando à frente da maioria dos municípios da região.
Medido de 0 a 100, o IMERS é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (SAERS). Tapera em 2022, atingiu o índice 57,86 e em 2023, chegou a 73,58. Resultando em um crescimento de 27% no Índice da Educação do Estado.
O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.
Além dos resultados do IMERS, foi divulgada ainda a Participação no Rateio da Cota-parte da Educação (PRE), que indica, na prática, os percentuais que serão recebidos pelos municípios a partir do critério da educação no índice que compõe o ICMS. Também fazem parte da composição da PRE, além do Imers, informações referentes à população, ao número de matrículas na rede municipal de ensino fundamental e ao número de alunos em situação vulnerável.