PONTOS TURÍSTICOS E LAZER Voltar

Tapera, localizada ao noroeste do Rio Grande do Sul, é uma bela cidade que preserva as suas tradições, com traços marcantes da colonização italiana e alemã em sua história, gastronomia e cultura. É um importante roteiro do turismo rural gaúcho. Na Rota Della Cuccagna, a Rota da Fartura, a cultura italiana se faz presente em diversos pontos do passeio, como na Casa do Vinho Rizzi, empresa familiar e tradicional que se dedica a produção artesanal de vinhos, pipas e artesanato em madeira. No local os visitantes têm a oportunidade de degustar e comprar produtos coloniais.

Outro atrativo do roteiro é a propriedade da Família Crestani, onde se pode conhecer e viver um pouco da história da imigração italiana. Lá estão construções do século passado, com móveis, objetos, utensílios, ferramentas de trabalho e fotografias que nos apresentam a história de um povo batalhador. Os visitantes também têm a oportunidade de saborear o delicioso Chá da Nona, um café estilo colonial preparado e servido pelos anfitriões.

Na Trattoria Bella Itália, outro ambiente típico, degusta-se um cardápio variado da culinária italiana. São servidos galetos, massas, polenta, vinhos de fabricação própria e outras delícias irresistíveis.

Integrando a Rota Della Cuccagna, está o Centro Municipal de Eventos, espaço de arte, cultura, lazer e turismo. Nele, o artesanato se faz presente na Casa do Artesão, com exposições e comercialização de belíssimos artigos criados pelas artesãs taperenses. Seguindo o passeio, no trajeto visita-se a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, local religioso, tradicionalmente frequentado pelos moradores da região, que oportuniza a reflexão e momentos de fé.

Os admiradores das flores irão se encantar no Orquidário San Sebastian, que apresenta uma coleção com cerca de duas mil espécies de orquídeas. Lá, os visitantes têm a oportunidade de apreciar e adquirir obras-primas da natureza. O contato com a natureza é valorizado na Trilha Ecológica localizada na Floresta Municipal das Araucárias Janaína Orth. Com um percurso de aproximadamente 1.500 metros, possibilita a observação de inúmeros atrativos naturais como pinheiros centenários e variada vegetação nativa.

 

Economia

A economia no Município baseia-se no Agronegócio, destacando-se os seguintes produtos:

– Agrícola: celeiro de produção de sementes: soja, milho, trigo, cevada.
– Pecuária: produção leiteira, com destaque para as centrais regionais de recebimento de leite; suínos, aves, bovinos e ovinos de corte e apicultura.

– Setor industrial veem crescendo no Município com indústrias do Setor Metal Mecânico, produzindo máquinas e implementos agrícolas bem como serviços de serralheria em geral. Destaca-se também a indústria de artefatos de cimento.

–  Comércio e a prestação de serviços veem crescendo e se qualificando para atendimento às demandas do mercado local e regional.