A Prefeitura de Tapera informa que o período de cadastramento dos estudantes interessados em participar do Programa Passe Livre Estudantil (PLE), referente ao segundo semestre de 2025, foi prorrogado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN, conforme o Edital nº 005/2025. O novo prazo para entrega da documentação será de 03 a 10 de novembro de 2025 (sexta-feira).
Os documentos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação, em envelope lacrado e identificado com o nome do aluno, dentro do período estabelecido, nos horários das 7h30 às 11h30 e 13h15 às 17h15.
Para mais informações acesse o LINK - GRUPO DO WHATSAPP (CLIQUE AQUI)
SOBRE O PROGRAMA
O Passe Livre Estudantil é um programa de âmbito estadual que tem como objetivo auxiliar estudantes no custeio do transporte intermunicipal, possibilitando o acesso à educação em diferentes níveis de ensino.
Podem solicitar o benefício estudantes residentes em Tapera que frequentem instituições de ensino em outros municípios, desde que atendam aos critérios estabelecidos.
PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR
Para ter direito ao benefício, o estudante deve:
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO
11. Cópia da carteira de identificação estudantil vinculada à METROPLAN (AERGS, UEE ou UGES). Caso o estudante ainda não possua, pode solicitar pelo site https://novacarteira.aergs.com.br e apresentar o comprovante de pagamento da taxa;
12. Comprovante de conta bancária em nome do estudante beneficiário, contendo agência, conta e banco.
FORMA DE PAGAMENTO
Preferencialmente, o valor do benefício será repassado via PIX, utilizando o CPF do estudante como chave. Caso isso não seja possível, o pagamento será realizado por transferência bancária para a conta informada no cadastro.
IMPORTANTE
A entrega incompleta da documentação é de total responsabilidade do estudante e poderá impedir o cadastramento no sistema do Passe Livre Estudantil.
A relação dos estudantes contemplados será publicada no site da Prefeitura de Tapera, assim que disponível, abrindo-se o prazo de dois dias úteis para interposição de recursos, contados a partir da publicação.
SOBRE OS VALORES
A METROPLAN é responsável pelos procedimentos de cálculo do subsídio, que leva em conta a quilometragem percorrida pelos estudantes aptos e os dias de aula previstos em seus atestados de matrícula. O valor é dividido em quatro parcelas, cada uma limitada a 25% do salário mínimo regional da faixa 1.
Desde 2019, o Estado tem optado por realizar o pagamento das quatro parcelas em uma única vez, conforme os decretos que regulamentam o Programa Passe Livre Estudantil.