A Prefeitura Municipal de Tapera, por meio do Setor Blocos, informa que não haverá mais disponibilização de talões físicos (blocos de produtor).
A partir de 31/12, todas as emissões de notas de produtor rural deverão ser feitas exclusivamente em formato eletrônico, por meio do sistema digital disponibilizado pelo seu escritório contábil ou cooperativa
Dessa forma:
• Não serão mais emitidos novos talões de produtor em papel;
• Os blocos físicos que ainda estiverem em posse dos produtores rurais não serão mais aceitos, nem por empresas compradoras, nem pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul;
• Para a comercialização da produção rural, será obrigatória a emissão de documento fiscal eletrônico.
• Essa mudança tem como objetivo garantir maior segurança e regularidade fiscal ao produtor rural, evitando problemas com documentos em papel, como perdas, erros de preenchimento e dificuldades de conferência. O documento eletrônico facilita o controle das operações, reduz o risco de autuações e multas, melhora a comprovação de renda e produção e atende às exigências de modernização e transparência dos órgãos fazendários, protegendo o produtor e o município.
Orientamos todos os produtores rurais do município a se organizarem para utilizar o sistema eletrônico de emissão, evitando problemas na venda da produção e na regularização fiscal.
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação sobre como emitir a nota de produtor rural eletrônica, favor procurar o Setor de Blocos, localizado ao lado da EMATER/RS, no horário de expediente. O produtor rural também poderá procurar seu escritório contábil de confiança, bem como as unidades/comércios que adquirem sua produção, para receber orientação adicional.